Abstract Linear Background_edited.jpg
LINA_BLOG__-05_edited.png
LINA_BLOG-06.png

O que muda com o encaminhamento de proposta de crédito por meio do Open Banking


A implementação do Open Finance permite, de forma segura e padronizada, o compartilhamento eletrônico de dados e informações de clientes entre instituições financeiras, agilizando processos e possibilitando ofertas de produtos e serviços que atendem as necessidades de cada perfil.


Na prática, se você precisar quitar uma dívida ou financiar um veículo, por exemplo, você poderá solicitar uma proposta a um Correspondente Bancário Digital, que enviará o seu pedido a todas as instituições autorizadas por você, via Open Banking, de maneira padronizada e 100% digital, o que torna o processo ágil, seguro e simples para você receber propostas mais rapidamente, uma vez que as instituições financeiras, ao conhecer em detalhes o seu perfil de cliente, poderão trabalhar em propostas que atendem melhor as suas necessidades.


O papel do Correspondente Digital nesse processo será o de mediar o acesso de instituições financeiras ao seu histórico financeiro na instituição onde você já possui relacionamento. O Correspondente Digital não terá acesso aos seus dados. Ele apenas fará a conexão entre você e diversas instituições financeiras, de forma simples, rápida e segura.


Todo esse processo deverá ter seu consentimento e é você quem define com quem quer ou não compartilhar seus dados. No caso de uma experiência ruim com alguma instituição específica, você poderá optar em não incluir a mesma na lista de pedido de propostas de crédito, por exemplo.


Segundo Diogo Silva, do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do Banco Central, esse processo “facilita o acesso das instituições, que vão fazer a proposta de crédito, às informações do cliente”. Diogo também antecipa que “levaremos uma padronização para as propostas de crédito, o que facilita a comparação por parte do cliente. O cliente tem estado no controle das suas informações pessoais, é mais exigente neste contexto de digitalização de serviços financeiros".


Você estará seguro para compartilhar seus dados e realizar as transações neste novo ecossistema financeiro, pois seu principal objetivo é facilitar a vida do consumidor, fazendo com que as instituições financeiras atendam melhor cada perfil de cliente.


Quer ficar por dentro das novidades do universo Open Finance? Clique aqui que te manteremos atualizado.

4 visualizações

Posts recentes

Ver tudo