Abstract Linear Background_edited.jpg
LINA_BLOG__-05_edited.png
LINA_BLOG-06.png

A diversidade no ambiente de trabalho é uma tendência de mercado


Investir em diversidade no ambiente de trabalho é uma das tendências do mercado atual. Além de ser uma demanda social, promover a inclusão de diferentes pessoas no mesmo contexto é uma vantagem estratégica para as empresas. Afinal, uma organização com uma equipe diversificada consegue obter vários pontos de vista sobre determinado assunto e criar soluções para públicos distintos. Além de levar a um maior engajamento dos funcionários, abrindo portas para novos mercados, clientes e parceiros de negócios.


Embora o cenário esteja mudando aos poucos, a diversidade ainda não é realidade na maioria das empresas. Segundo o IBGE, a população negra do Brasil corresponde a 54,9% do total, mas apenas 4,7% deles estão no quadro executivo das organizações. Outro exemplo: temos cerca de 45 milhões de pessoas com deficiência (PCDs) no Brasil, mas somente 0,84% estão incluídas formalmente no mercado de trabalho.


Tendo em vista esses dados, pode-se dizer que empresas que se preocupam com diversidade contribuem para tornar a sociedade mais inclusiva e se tornam mais competitivas no mercado. A diversidade no ambiente de trabalho faz com que as diferenças entre pessoas se torne vantagem competitiva, podendo tornar as equipes mais adaptativas, criativas e inovadoras na execução das tarefas.

Atrair e manter pessoas, incluindo diferentes raças, gênero, cultura, orientação sexual e habilidades é um passo importante para que a inclusão aconteça, valorizando, aproveitando e respeitando essas diferenças.


Conforme Fernando Carneiro, Sócio da Spencer Stuart no Brasil, “Já existe um movimento para configuração de conselhos diretores mais diversos”, acrescentando: “As empresas estão concentrando-se na identificação e no desenvolvimento de talentos em grupos de menor representatividade para garantir que haja um grupo forte de candidatos disponíveis para posições de liderança.”


A Lina acredita que a diversidade tem o poder de transformar nossa sociedade, dando não só novas oportunidades às pessoas, mas também fortalecendo a base de desenvolvimento da empresa.


Confira todas as novidades do universo Open Finance em nosso LinkedIn, clicando aqui.

0 visualização

Posts recentes

Ver tudo