Abstract Linear Background_edited.jpg
LINA_BLOG__-05_edited.png
LINA_BLOG-06.png

Para onde está caminhando o Open Finance? Algumas apostas para 2022


Com o início da Fase 4 em 15 de dezembro de 2021, os holofotes estão voltados para as inovações que o Open Insurance e o Open Investment trarão ao mercado financeiro brasileiro, consolidando o ecossistema de Open Finance. Inclusão financeira e pagamentos digitais descomplicados são alguns elementos de novos produtos e serviços esperados para este ano.


A pandemia acelerou a transição para o universo digital e impulsionou mudanças que o mercado esperava ter mais tempo para se organizar e colocar em prática, e que já estão acontecendo agora!

À medida que o compartilhamento de dados no setor financeiro acelera, também estimula uma indústria saudável e competitiva, permitindo a criação de novos produtos e serviços e dando aos consumidores e empresas mais opções e controle sobre a administração de suas finanças.


Inclusão Financeira

A inclusão financeira será um tema muito discutido ao longo deste ano. De acordo com o Banco Mundial, quase 1,7 bilhões de pessoas em todo o mundo não têm conta bancária. E, apesar de nos últimos anos ter aumentado o número de brasileiros com contas abertas - muito devido ao auxílio emergencial, que estimulou a abertura de contas para o recebimento do benefício -, a taxa de brasileiros sem vínculos bancários ainda é alta: cerca de 10% da população adulta!

O Open Finance tem o potencial de impulsionar o acesso a serviços financeiros, na medida em que estimula o surgimento de novos produtos e serviços personalizados e mais acessíveis para cada perfil de consumidor, o que atrai novos clientes para as instituições financeiras.


Pagamentos Digitais

Após 1 ano de ótimos resultados do Pix, o Banco Central do Brasil alterou o regulamento e incluiu duas modalidades novas: Pix Saque e Pix Troco, estimulando ainda mais o aprofundamento da relação entre o comerciante e o cliente.

Em 2022 certamente veremos novos produtos financeiros se tornando viáveis e acessíveis a uma parcela mais abrangente da população, dando mais liberdade e poder de escolha, tanto aos comerciantes, quanto aos consumidores, sobre como pagar por produtos e serviços e sobre como receber transações de pagamento.


O ano de 2022 será, certamente, mais um ano de muita transformação no setor financeiro. Toda essa evolução, com o Open Finance no centro da agenda regulatória, poderá trazer mudanças positivas na forma como lidamos com a nossa vida financeira e bancária!


Confira todas as novidades do universo Open Finance em nosso LinkedIn, clicando aqui.

8 visualizações

Posts recentes

Ver tudo