Abstract Linear Background_edited.jpg
LINA_BLOG__-05_edited.png
LINA_BLOG-06.png

Entenda como a Lina acelera a jornada da sua instituição no Open Finance




Com o novo paradigma do compartilhamento de dados no Sistema Financeiro, que vem sendo implementado no Brasil com a agenda do Open Banking, e com a já detalhada evolução para o universo de investimentos, seguros, câmbio e previdência (conceito amplo de Open Finance!), as instituições do mercado brasileiro passam a ter que implementar novos padrões de comunicação e mecanismos adicionais de segurança em seus sistemas legados, em conformidade com as novas exigências regulatórias, respeitando as diretrizes de experiência do usuário e garantindo, ao mesmo tempo, o cumprimento da Lei de Sigilo Bancário e da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.


CONFORMIDADE REGULATÓRIA

Estes são os principais desafios tecnológicos para as instituições financeiras no que diz respeito à conformidade regulatória e o compartilhamento de dados enquanto instituição detentora de conta e transmissora de dados no ecossistema de Open Finance.

Grande parte dos desafios tecnológicos da conformidade no Open Finance estão relacionados à segurança de dados:


• É preciso garantir que a instituição consumidora de dados (instituição financeira/parceiro/fintech/TPP) seja autorizada pelo Banco Central a operar no Open Finance, o que o sistema deve fazer através da consulta do registro da instituição consumidora no Diretório de Participantes;

• É necessário verificar a validade dos certificados da instituição consumidora no Diretório;

• Por fim, e talvez o mais importante, é necessário verificar se a instituição consumidora possui o CONSENTIMENTO do cliente e validar o escopo deste consentimento, que pode ser para uma leitura simples de dados cadastrais, para o acesso às informações da conta, ou ainda para a realização de um pagamento.

É fundamental garantir que, apenas após a validação destas três etapas complementares, um estabelecimento/instituição financeira/parceiro/fintech/TPP poderá de fato chegar no sistema legado da instituição detentora de conta e acessar os dados do usuário e/ou realizar transações em sua conta.

Qualquer acesso aos dados que ocorrer sem a correta validação deste fluxo, expõem a instituição detentora de conta a um cenário de risco de vazamento de dados e possível infração de sigilo bancário e LGPD, o que ocorria nas soluções de agregação de dados existente anteriormente à regulação do Open Finance.


Nossa Plataforma Open Banking Data Push acelera sua jornada no Open Finance implementando exatamente este barramento no acesso aos sistemas legados da sua instituição.

Nossa camada de integração realiza o mapeamento de dados para transmissão das informações no padrão estabelecido pela regulação, enquanto nosso módulo de Gestão de Consentimento se encarrega de todos os processos relacionados à verificação de escopo, validade, armazenamento e trilhas de auditoria dos consentimentos gerados na Plataforma.

Nosso Sandbox é o mais completo do mercado brasileiro e contempla todo o escopo de produtos e serviços definidos pela regulação do Open Banking Brasil. Em um ambiente totalmente standalone, que independe de integrações, disponibilizamos o Sandbox em até uma semana, enquanto nosso time técnico trabalha no desenvolvimento do projeto de integração com seus sistemas legados.


COMPETIR COM VANTAGENS NESTE NOVO ECOSSISTEMA

Uma vez que sua instituição aderiu ao Open Finance e implementou os padrões e fluxos necessários para transmissão de dados, é hora de pensar em uma estratégia para tirar proveito dos dados compartilhados no ecossistema e gerar valor para o seu negócio.

É importante ter em mente que o Open Finance NÃO é um sistema centralizado onde sua instituição irá compartilhar os seus dados e poderá acessar os dados compartilhados por outras instituições participantes.

Diferentemente disto, o Open Finance é um ecossistema descentralizado, regido pelo princípio da reciprocidade, segundo o qual para obter os dados de outros participantes é necessário também compartilhar os dados da sua instituição.

O acesso aos dados de outras instituições deve ocorrer através de diversas integrações, via APIs padronizadas, com os diferentes participantes com os quais a sua instituição deseja se conectar e acessar os dados e informações.

Nossa Plataforma Open Banking Data Pull simplifica e agiliza o acesso aos dados compartilhados no Open Finance no modelo de marketplace de APIs. Basta desenvolver uma única integração à nossa Plataforma Data Pull para acessar os dados de diferentes instituições financeiras, conforme os padrões de dados disponibilizados. A partir daí são inúmeras as possibilidades, com um enfoque de oferta de produtos e experiência digital com conhecimento ampliado e rápido do cliente, tudo com a sua devida autorização/consentimento.


SUPORTE E ATENDIMENTO ESPECIALIZADOS

O Open Finance traz um novo perfil de clientes para as instituições financeiras brasileiras:

• Usuários desenvolvedores construindo integrações e realizando testes de suas aplicações em ambiente Sandbox; e

• Sistemas de outras instituições financeiras e não financeiras realizando chamadas nas APIs para obtenção de dados e realização de transações.

É necessário prover suporte e atendimento a este novo perfil de clientes, que irão acionar os canais de atendimento da sua instituição com dúvidas técnicas relacionadas aos processos de integração, disponibilidade das APIs, credenciais de acesso ao Sandbox, registro e certificados no Diretório de Participantes, etc.

Este perfil de atendimento pode sobrecarregar os canais de atendimento e os departamentos técnicos das instituições, com prejuízos ao atendimento daqueles clientes que realmente importam para o seu negócio.

O Open Finance Service Desk Lina é uma célula de atendimento especializada em Open Finance. Absorvemos este fluxo de atendimento em nome da sua instituição e cuidamos de todas as integrações com o serviço de atendimento e suporte do Diretório de Participantes e com o suporte N3 das nossas Plataformas, desafogando seus canais de atendimento e provendo o suporte adequado ao ecossistema de Open Finance.


Quer conhecer nossas soluções de perto e assistir à uma demonstração?

Entre em contato conosco, clicando aqui.


30 visualizações

Posts recentes

Ver tudo