Abstract Linear Background_edited.jpg
LINA_BLOG__-05_edited.png
LINA_BLOG-06.png

5G: um importante aliado do Open Finance!


O Open Finance permite que fintechs e outros players do mercado se conectem a bancos por meio de APIs (interfaces de programação de aplicativos) e ofereçam propostas a cada perfil de consumidores. Com a pandemia do COVID-19 tivemos a aceleração na implementação desse novo sistema financeiro, pois para lidar com as novas necessidades dos clientes foi fundamental uma ação imediata para agilizar processos internos.


Paralelo a isso, uma nova tendência global foi desenvolvida e se mostra muito promissora, o 5G. Essa tecnologia é sobre tempo real, velocidade e maior fluxo de dados do mundo digital, podendo acelerar ainda mais a evolução de dados e serviços abertos - Open Finance. A implementação do 5G tornará tudo mais rápido, permitindo a transferência rápida de um grande conjunto de dados, como a Internet da Coisas, Inteligência Artificial e a Realidade Aumentada.


Cerca de um bilhão de assinaturas de clientes 5G são esperados até 2023, enquanto o número de conexões IoT deve chegar a 24 bilhões em todo o mundo até 2025. No Brasil, em Novembro de 2021, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) encerrou o leilão do 5G, a nova geração de internet móvel. Esse é o primeiro passo para a operação no Brasil.


Mas como isso impacta no cotidiano?

Através da conectividade de alta velocidade e grandes volumes de dados sendo trocados de forma ágil e com baixo consumo de energia, a expectativa é que aconteça uma mudança na forma dos clientes consumirem internet, inclusive em bancos e provedores de serviços. O Open Finance aliado ao 5G se torna um ecossistema ainda mais forte e consistente, tornando os retornos ainda mais ágeis e individuais, conforme cada perfil de consumidor.


Já sabemos que o Open Finance vai muito além de trocas de dados bancários entre instituições financeiras. Ele permite que players do mercado ofereçam de forma individual uma gama mais ampla de produtos financeiros, como pagamentos em tempo real, empréstimos instantâneos, apólices de seguro, pontuação de crédito e muito mais com a APIs padronizadas. Além disso, com essa inteligência pode-se analisar padrões e bloquear instantaneamente contas e acessos quando se trata de fraude.


Para conhecer as soluções direcionadas para o setor financeiro, entre em contato com nossos especialistas, clicando aqui.


4 visualizações

Posts recentes

Ver tudo